O Prof. Carlos Rocha fala sobre Matemática, Laboratórios Associados e CAMGSD.

Sobre o CAMGSD

O Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos foi criado em 1991. É uma unidade de investigação e de treino científico que desenvolve a sua actividade em matemática com particular ênfase em aspectos de análise não-linear, sistemas dinâmicos, geometria e topologia que são relevantes para várias áreas de ciência, engenharia e aplicações.

O Centro tem como um dos seus objectivos promover investigação e estudos graduados nestas áreas através de pós-doutoramentos e programa de visitantes, bem como de bolsas para alunos de estudos graduados. As actividades do Centro incluem um programa de pós-doutoramento; um programa de visitantes; seminários semanais; conferências; minicursos e escolas de verão direccionadas para estudantes de doutoramento avançados e pós-doutorandos.

Gestão

A gestão do Centro é assegurada por uma Comissão Executiva cujo Presidente corrente é o Professor Carlos Rocha.

Comissão de Acompanhamento

A Comissão de Acompanhamento científico do Centro inclui os Professores Bernold Fiedler, Freie Universität Berlin, Victor Guillemin do Massachusetts Institute of Technology, e David Kinderlehrer da Carnegie Mellon University. Anteriores membros incluem George Sell da University of Minnesota, e Jack Hale da Georgia Tech.

Enquadramento institucional

A instituição de acolhimento do CAMGSD é o Instituto Superior Técnico e as suas instalações correspondem a uma parte significativa das do Departamento de Matemática daquele Instituto.

O CAMGSD foi financiado, em 2011-15, através do Laboratório Associado Laboratório de Robótica e Sistemas em Engenharia e Ciência — LARSyS. O LARSyS decidiu apresentar-se à Avaliação de Unidades organizada pela FCT no final de 2013 reconfigurado como uma rede de unidades na área de Engenharia e o CAMGSD decidiu apresentar-se autonomamente na área de Matemática.

Financiamento

O CAMGSD é financiado essencialmente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em função de avaliações periódicas (2006/7) por painéis de peritos internacionais.


Logotipo

O logotipo do CAMGSD em formatos vectoriais está disponível para incorporação em material de divulgação das suas actividades sob as condições usuais em tais circunstâncias.

Existem duas variantes do logotipo: